Modelando sua casa em 3D - Parte I

sábado, 21 de abril de 2012
Você vai casar, e já está construindo ou tem planos de como será sua nova casa? Nesse post vamos ensinar alguns comandos básicos do programa Sweet Home 3D, um modelador de design interior muito simples de utilizar, e simular sua casa com a renderização em 3D. Se você já é casada ou ainda não vai casar, mas tem planos e curiosidade de como ficaria "sua casa dos sonhos", esse post também lhe será útil. ;)

Então... Mãos à obra!

Baixe e instale o programa seguindo os procedimentos básicos demonstrados na tela. Você pode encontrar o programa para baixar no site oficial ou diretamente aqui. A versão Windows tem pouco mais de 33 MB e está totalmente em português, facilitando muito nossa vida.

Após instalar e abrir o programa, você estará diante de uma tela como essa:


Tirando a barra de ferramentas do topo, a tela é dividida em quatro painéis:

No painel superior esquerdo, fica o catálogo de móveis. Esse catálogo, organizado em categorias, contém todos os móveis e objetos que você pode adicionar à sua casa. O Sweet Home traz alguns modelos de móveis simples, que você poderá visualizar clicando no botão de expansão ao lado de cada categoria.

No painel inferior esquerdo, fica a lista de móveis da casa. Essa lista contém todos os móveis do seu trabalho atual, onde seus respectivos nomes, tamanho e outras características serão exibidas.

O painel superior direito é seu principal campo de trabalho, exibindo a planta da casa vista por cima. Aqui você pode desenhar as paredes da casa com o mouse e fazer o layout com seus móveis sobre ele.

O painel inferior direito é o mais interessante, onde você tem uma visualização em 3D de toda a sua casa. Toda modificação que fizer no painel acima, será imediatamente refletida aqui. Há também uma opção de visualização pelo ponto de vista de um visitante, simulando uma visão sua se estivesse dentro da casa.

A maneira mais prática de começar a desenhar uma casa é através de uma planta. Se você já tem o seu desenho, poderá utilizá-la aqui. Se ainda não tem, podemos facilmente encontrar uma na web. Fiz uma breve pesquisa por "planta casa" no Google Imagens e resolvi usar esse modelo:


É um modelo de uma casa bem simples e pequena, mas que facilitará o entendimento das funcionalidades do Sweet Home. Depois de salvar a imagem, precisamos importá-la no programa. Para isso, vamos acessar a opção "Plano" na barra de ferramentas, e após em "Importar imagem de fundo":


Será acionado o Assistente de imagem de fundo. Na janela que surgir, clique em "Escolher imagem", localize a planta que irá utilizar e clique em "Abrir":


A planta escolhida será exibida na janela do assistente. Clique em continuar.


Para que seu modelo de fundo seja preciso quanto às medidas reais, definiremos agora a escala da nossa imagem. Sabemos que a parede de fundo tem 6,99 metros. Portanto, deslocaremos a linha azul para a  parede de 6,99 m e diremos ao programa seu tamanho em centímetros, ou seja, 699 cm. A janela poderá ser aumentada para facilitar o deslocamento da linha azul.


Feito isso, precisamos agora indicar o ponto inicial da planta no mapa cartográfico do painel. Clique no canto superior esquerdo da parede conforme a imagem abaixo e vá em "Terminar".


Pronto, agora já temos nossa planta como plano de fundo e um pontapé inicial para começarmos a modelar nossa casa.


Você pode aumentar ou diminuir o tamanho do painel com os botões de zoom ou segurando a tecla control e girando o scroll (rodinha) do mouse. Aumentar o zoom será muito útil quando começarmos a mobiliar a casa, lembre-se disso!

DICA DO BLOG: A não ser que você tenha um PC bem poderoso, evite usar imagens "pesadas" ou muito grandes como plano de fundo. Pode não fazer diferença no começo, mas à medida que for incrementando o projeto, o sistema se tornará cada vez mais lento por ter que renderizar muitos objetos em 3D. Evite usar imagens maiores que 500 KB. ;)

Gostou? Use a caixinha de comentários para perguntar ou fazer qualquer sugestão!

No próximo post, ensinaremos como levantar e decorar as paredes, colocaremos piso, portas e janelas e também as primeiras mobílias. Não perca!

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts