Daminhas e Pajens

segunda-feira, 13 de agosto de 2012


O momento mais cute-cute do casamento é a entrada das daminhas e dos pajens. Antes havia todo um protocolo sobre daminhas-pajens-floristas. Mas hoje, só segue esse protocolo quem faz questão de ter uma festa tradicional; se os noivos decidem não seguir o conjunto de regras, têm total liberdade para fazê-lo sem parecer deselegante.

É obrigatório ter pajem e daminha?

Não, a festa é sua! Neste caso, o noivo deve levar a caixinha de alianças no bolso ou então você pode pedir pra alguém querido (como uma avó, um irmão, um amigo) levar as alianças. É uma prática MUITO comum. Muitos noivos não conhecem crianças próximas ou simplesmente não querem para evitar problemas, então, naturalmente, dispensam essa tradição.

Posso ter quantas daminhas?

Fica a critério da noiva. Particularmente, não acho legal um número muito grande, porque além de ficar mais difícil para organizar, vai faltar função para tanta criança. Tem noiva que escolhe 7, 8, 9, até 10 crianças. Em contrapartida, não é recomendável ter apenas 1 criança, pois pode ocorrer algum imprevisto que atrapalhe a entrada.

Qual a idade apropriada?

A média é de 5 a 12 anos. Você pode chamar uma criança mais nova desde que ela tenha desenvoltura e já dê sinais de que não vai fazer cena na hora entrar. Quanto mais novinha, mais fofinha, todavia é melhor evitar dor de cabeça! A idade não é uma regra, ok? Há casos e casos.


Quem paga o traje?

Se os noivos estão com o orçamento curto e os pais da criança oferecerem pagar as despesas, não há problema algum em aceitar. Mas melhor seria se os noivos pagassem, porque além de ser mais educado e elegante, a noiva terá mais liberdade para escolher o traje, penteado da daminha, etc. Infelizmente, existem algumas mães que não respeitam a decisão da noiva e acabam criando confusão, principalmente quando são elas quem pagam. Sou a favor de que a noiva tenha a palavra final, o casamento é nosso, estamos realizando um sonho nosso. Sábado passado, presenciei uma cena em uma loja de vestidos de noivas em Campinas, que me deixou mais convicta de que a noiva deve escolher o traje (ou pelo menos participar da escolha). Encontrei um casal com uma menina de uns 4 anos super fofa. A priori, pensei que a moça fosse a noiva, mas depois a identifiquei como mãe da menina. Ela contou que, devido a várias confusões, tiveram que escolher o vestido no dia do casamento. Era a primeira vez que a menina estava provando o vestido para uma cerimônia que seria realizada naquele mesmo dia, sem contar que o vestido precisava de vários ajustes. Não bastasse esse terrível contratempo, os pais escolheram um vestido de gosto duvidoso: todo vermelhão com vários bordados dourados e  a almofadinha porta-aliança era rosa. Ou a noiva fez pouco caso e deixou tudo nas mãos dos pais ou os pais foram intransigentes.

O que devem vestir?

A palavra-chave  aqui é conforto, principalmente para as daminhas. Já vi em alguns casamentos daminhas com vestido apertado, saiote pesado e penteado espalhafatoso - tudo isso colabora para o desconforto das meninas.
Para escolher os traje de daminhas e pajens, leve em consideração o estilo do casamento e o horário. Em casamentos mais formais e tradicionais, a roupa do pajem é semelhante à do noivo. Cuidado no inverno! Se na sua região faz frio no inverno (ao contrário da minha Pernambuco, que sempre faz calor), não deixe de modo algum suas fofinhas passarem frio, para isso tenha mais atenção na escolha do traje; tecido adequado, meia-calça e mangas compridas.










0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts